quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Engenharia de Produção e Genética

        Esse blog foi criado com o intuito de mostrar a relação existente entre eng. de produção e genética. Uma dessas relações são com alimentos transgênicos, mas antes precisamos saber o que eng. de produção e genética, para assim poder relaciona-los com transgénicos.

Engenharia de Produção

            O Engenheiro de Produção é o profissional responsável por projetar e programar linhas de produção industriais, ou seja, ele planeja processos de fabricação de produtos que aumentem a eficiência e diminuem os custos. Ele deve ter uma boa formação científica e profissional que o permita identificar, formular e solucionar problemas ligados a atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e, sistemas de produção de bens e serviços, considerando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humana, em atendimento às demandas da sociedade. 
            Como o engenheiro de produção é versátil seu campo de trabalho e muito amplo podendo trabalhar desde fábricas e indústrias, até em bancos. [1]
           
Grade básica do curso de engenharia de produção:[1]
  • Cálculo
  • Química básica
  • Física
  • Desenho técnico
  • Planejamento e controle de produção
  • Métodos de pesquisa operacional
  • Controle de qualidade
  • Mecânica
  • Mecânica dos fluidos

Genética
            A Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Muitas cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas genéticos se encontra nos genes.[2] Mas, essa hereditariedade vem sendo mudada, principalmente no ramo alimentício, graças aos avanços da engenharia genética.


 









Relação entre engenharia de produção e genética
            Essa mudança de hereditariedade, e consequentemente a mudança no material genético, é causada pela transferência de genes de um organismo para outro, isso se chama transgênese, e como resultado é formado um alimento ou um ser, transgênico.
            Os alimentos transgênicos, ou, Organismos geneticamente modificados (OGM) são, além de um meio criado para aumentar a produção e diminuir custos com defesas e perdas, um meio para saciar a fome em 2025 que será duas vezes maior que a de hoje[3]. Por isso muitos países vêm adotando essa prática graças a essas vantagens. Mas há órgãos que são totalmente contra essa prática. Eles alegam que alimentos transgênicos e alimentos normais não podem coexistir, pois a seleção natural acabará com os normais, além de alegarem que alimentos transgênicos fazem mal a saúde e podem aumentar os riscos de alergia, pois como recebem características de outros alimentos podem receber proteínas que causam as alergias nas pessoas alérgicas.[4]

            A engenharia de produção entra nessas duas frentes de opiniões. Tanto na favorável aos transgênicos, pois ambos buscam aumentar a produção e diminuir custos, quanto na desfavorável, pois o engenheiro de produção tem visão ética e humana e que não fica somente pensando nas maquinas, mas também no ser humano.

          Por isso quero me tornar um engenheiro de produção, espero ser um bom =D, pois é uma engenharia que consegui balançar empresas, lucros, maquinário, com o ser humano, a ética e, principalmente, o meio ambiente.

Web grafia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário